SPORE
Spore é um jogo eletrônico "massivo de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuido pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.Originalmente, Spore era um nome de produção, sugerido por Ocean Quigley para o jogo que seria referido primeiramente ao público como SimEverything. O título original fora descartado, pois, segundo o próprio Will Wright (que sugerira SimEverything) "Spore não é uma parte da série Sim, sendo totalmente diferente".
Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas e uma jogabilidades diferentes entre si.
- Estágio Celular baseia-se em Pac-Man e flOw
- Estágio de Criatura baseia-se em Jogos MMORPG (pelo estilo Free Action)
- Estágio Tribal baseia-se em Populous, Age of Mythology e Age of Empires
- Estágio de Civilização baseia-se em SimCity e Civilization
- Estágio Espacial baseia-se em Sins of a Solar Empire e Starcraft
Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.
Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento de The Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pela Terra
no Spore. Mas isto nunca foi realizado, não passando de rumor.Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.
- Estágio Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-o), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo, você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.
- Estágio de Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. Com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele.
- Estágio Tribal - Nele há o editor de vestimenta tribal, onde o jogador decide a roupa usada pelos membros da tribo. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.
- Estágio de Civilização - Neste estágio, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Seu objetivo é dominar o planeta, através de seu poder militar, econômico ou religioso (destruindo, comprando ou convertendo as outras comunidades).
- Estágio Espacial - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave). É o último estágio, que não possui fim. É possível se aliar, criar rotas comerciais, cumprir missões(apenas com a expansão Aventuras Galácticas ou apenas ficar clicando nas estrelas).
O escritor de ficção científica, David Brin, que está desenvolvendo um conceito parecido (chamado Exorarium), comentou com o autor do jogo Will Wright que, enquanto Exorarium seria uma simulação da Evolução, SPORE seria uma simulação de Design inteligente.
- Spore Creepy & Cute (Pacote de Partes Medonhas & Fofinhas)
É o que equivale à uma Coleção de Objetos do The Sims. Adiciona partes fofinhas e medonhas. Foi lançado em 20 de Novembro de 2008.
- Spore Galactic Adventures (Spore Aventuras Galácticas)
Com ela você pode sair de sua nave e ir em outros planetas, ganhar pontos e evoluir seu capitão, colocando as mais diversas armas, como Lasers e Sabres. Foi adicionado o Criador de Aventuras
Nenhum comentário:
Postar um comentário